segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pascom promove Capacitação para novos Coordenadores

A Pastoral da Comunicação Arquidiocesana promove a Capacitação para Novos Coordenadores de PASCOM paroquial no dia 9 de abril.  O encontro, que acontece no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral – Doroteias, das 8h às 17h, tem o objetivo de integrar a comunicação, além de fortalecer e articular as ações de implantação e estruturação da Pastoral da Comunicação nas paróquias. Devem ser inscritos dois representantes por paróquia até o dia 7 de abril através do fax (71) 4009-6606 ou do e-mail pascomsalvador@yahoo.com.br. Para outras informações, ligar para (71) 4009-6688.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Festival de Talentos do Grupo Cenáculo!

Avisa a seus Colegas, Namorado (a), Pai, Mãe, Irmãos, Primo, Tio, Vizinhos, Amigos, Inimigos, Conhecidos, Desconhecidos,  A Geral!


Inscrições aos Domingos após a Missa ou elo Orkut!
 Deixa no scrap Nome, Idade, Categoria e/ou Email para Contato.
 

quarta-feira, 30 de março de 2011

Vote no Ministério Jesus Vida

O Ministério Jesus Vida está participando de uma enquete paara o programa Acorde da Rede Vida de Televisão. Que tal da Uma forcinha! Clique Aqui!

Veja Aqui o Clip do Ministério Jesus Vida!


terça-feira, 29 de março de 2011

Com Deus Não se Brinca

Esse Video fala da História de Diversos Famosos que não acreditaram no Poder de Deus.

domingo, 27 de março de 2011

Show de Adriana

A Pastoral de Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Salvador retoma as ações e projetos para a cena musical católica. Na nova fase lança o projeto Salvador Acontece, que já no primeiro evento trará para a capital baiana Adriana, a cantora católica mais citada na mídia brasileira em 2010. A apresentação será no dia 10 de abril, às 17 horas, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves e o grupo baiano Alto Louvor é quem abre o show. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) e poderão ser adquiridos, a partir dia do 15 de março, nas bilheterias do Teatro Castro Alves (Campo Grande) e nos SACs Iguatemi e Barra.


O Salvador Acontece nasce com o desejo de trazer para a capital baiana espetáculos e seminários que promovam o diálogo da Igreja com a sociedade através das artes. “Queremos oferecer ao público de Salvador o encontro com os grandes nomes da música católica do Brasil. Ao mesmo tempo vamos criar espaços para a reflexão da relação da arte com a fé. Serão eventos de qualidade, feitos com profissionalismo e que fortaleçam a espiritualidade do povo,” explica o padre Manoel Filho, coordenador da Pastoral de Comunicação.

A Pascom já trouxe para Salvador duas apresentações do Padre Zezinho, ambas com casa cheia. A expectativa é repetir o sucesso com as ações do Salvador Acontece e até o fim do ano promover mais um show, além de encontros e seminários.




Tema para Noite da Juventude

Olá Galera deixe aqui o seu Tema para a noite da Juventude no Comentário.


Paz e Bem!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011


Objetivo da Campanha:

Para a Campanha da Fraternidade 2011, a Igreja no Brasil propõe, como Objetivo Geral: contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá -los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta


Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes objetivos específicos:




■Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;

■Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global;

■Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário:

■Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.




Serão adotadas as seguintes estratégias:




■Mobilizar pessoas,comunidades,Igrejas,religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento.

■Propor atitudes,comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente;

■Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

FONTE:
  • Texto retirado do livro da Campanha da Fraternidade 2011 – Texto-Base .
  • oarcanjo.net







sábado, 22 de janeiro de 2011

Tempos Liturgicos:

Tempo do Advento

O Tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que comemoramos a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, se voltam os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa expectativa da vinda do Messias, além de se apresentar como um tempo de purificação de vida. O tempo do Advento inicia-se quatro domingos antes do Natal e termina no dia 24 de Dezembro, desembocando na comemoração do nascimento de Cristo. É um tempo de festa, mas de alegria moderada.

Tempo do Natal

Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações, pois o Natal é um tempo de fé, alegria e acolhimento do Filho de Deus que se fez Homem. O tempo do Natal vai da véspera do Natal de Nosso Senhor até o domingo depois da festa da aparição divina, em que se comemora o Batismo de Jesus. No ciclo do Natal são celebradas as festas da Sagrada Família, de Maria, mãe de Jesus e do Batismo de Jesus.

Tempo da Quaresma

O Tempo da Quaresma é um tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, e dura cerca de quarenta dias. Neste período não se diz o Aleluia, nem se colocam flores na Igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Glória a Deus nas alturas, para que as manifestações de alegria sejam expressadas de forma mais intensa no tempo que se segue, a Páscoa. A Quaresma inicia-se na Quarta-feira de Cinzas, e termina na manhã de Quinta-feira Santa.

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal começa com a Missa da Santa Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa. Neste dia, é celebrada a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e comemora-se o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos discípulos.
Na Sexta-Feira Santa celebra-se a Paixão e Morte de Jesus Cristo. É o único dia do ano que não tem Missa, acontece apenas uma Celebração da Palavra chamada de “Ação ou Ato Litúrgico”.
Durante o Sábado Santo, a Igreja não exerce qualquer acto litúrgico, permanecendo em contemplação de Jesus morto e sepultado.
Na noite de Sábado Santo, já pertencente ao Domingo de Páscoa, acontece a solene Vigília pascal. Conclui-se, então, o Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-Feira, Sexta-Feira e o Sábado Santo, que prepara o ponto máximo da Páscoa: o Domingo da Ressurreição.

Tempo Pascal

A Festa da Páscoa ou da Ressurreição do Senhor, se estende por cinqüenta dias entre o domingo de Páscoa e o domingo de Pentecostes, comemorando a volta de Cristo ao Pai na Ascensão, e o envio do Espírito Santo. Estas sete semanas devem ser celebradas com alegria e exultação, como se fosse um só dia de festa, ou, melhor ainda, como se fossem um grande domingo, vivendo uma espiritualidade de alegria no Cristo Ressuscitado e crendo firmemente na vida eterna.

Tempo Comum

Além dos tempos que têm características próprias, restam no ciclo anual trinta e três ou trinta e quatro semanas nas quais são celebrados, na sua globalidade os Mistérios de Cristo. Comemora-se o próprio Mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos. É um período sem grandes acontecimentos, mas que nos mostra que Deus se faz presente nas coisas mais simples. É um tempo de esperança acolhimento da Palavra de Deus. Este tempo é chamado de Tempo Comum, mas não tem nada de vazio. É o tempo da Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e no trabalho pelo Reino. O Tempo Comum é dividido em duas partes: a primeira fica compreendida entre os tempos do Natal e da Quaresma, e é um momento de esperança e de escuta da Palavra onde devemos anunciar o Reino de Deus; a segunda parte fica entre os tempos da Páscoa e do Advento, e é o momento do cristão colocar em prática a vivência do reino e ser sinal de Cristo no mundo, ou como o mesmo Jesus disse, ser sal da terra e luz do mundo.
O Tempo Comum é ainda tempo privilegiado para celebrar as memórias da Virgem Maria e dos Santos.